Como a rede GPON da ZTE pode auxiliar o seu provedor a crescer

Post escrito por Diego Valeriano, Gerente de Produto da ZTE Brasil e João Muller, Pré-Vendas Técnico da Cianet.

Através de uma parceria forte e consolidada desde 2015, a Cianet traz para o Brasil os produtos ZTE para profissionalizar a rede GPON dos ISPs brasileiros. A empresa chinesa atua há mais de 30 anos com soluções para telecom e é uma das pioneiras no seu país. Hoje, a ZTE fornece seus produtos e soluções a 160 países e regiões, com cerca de 60 mil funcionários no mundo todo e 10% da receita investido em Pesquisa e Desenvolvimento. Com todo esse know-how, a rede GPON de seu provedor só tem a ganhar!

Com relação a vendas de OLTs e ONUs para rede GPON, a ZTE é a segunda colocada mundial, com 24% de market share. Se focarmos somente em OLTs, a ZTE é a líder mundial, fornecendo 32% das OLTs que rodam no mundo.

img_post_zte

Com toda essa experiência e reconhecimento, a ZTE é uma empresa totalmente preparada para atender à demanda de ISPs brasileiros, de acordo com a necessidade de cada provedor, com menor probabilidade de erros.

A atuação em rede GPON é hoje um dos carros-chefe da ZTE e um dos projetos no qual a companhia mais investe em Pesquisa & Desenvolvimento. Isto pode ser comprovado, pois a ZTE é sempre uma das primeiras empresas a entregar as evoluções tecnológicas para o mercado, como, por exemplo, o XG-PON1, já entregue comercialmente desde 2014.

Alguns diferenciais da OLT para rede GPON da ZTE:

  • O chassi da OLT da ZTE é compacto e econômico. Com apenas 2U, são atendidos até 4.096 clientes, reduzindo o custo operacional – são 128 clientes por porta com multisserviços.
  • A tecnologia da ZTE é preparada para o futuro. O switching de backplane é de 520Gbps e o chassi já suporta alocação de placas XG-PON1 (10G GPON).
  • A OLT possui redundância de UPLINK: caso um link seja interrompido, o outro assume automaticamente, garantindo a estabilidade da operação.
  • A OLT é durável, com tempo médio até a falha de 50 anos e possui proteção LINK PON, o que permite que seja oferecido um serviço com mais confiabilidade ao cliente final.
  • A manutenção é rápida, com tempo médio de 30 minutos.
  • A Embratel usa a OLT C320 e sua capacidade de multisserviços na rede das Olimpíadas RIO 2016.
  • A OLT da ZTE suporta temperaturas de até 65°C, enquanto a grande maioria dos concorrentes possui OLTs com capacidade de suportar temperaturas de até 55°C. Assim, há uma menor preocupação com a climatização do ambiente e, consequentemente, menor consumo de energia.

O software de gerenciamento para rede GPON da ZTE possui as seguintes funcionalidades:

  • Gerência de Topologia;
  • Gerência de Falhas (com painel de alarmes);
  • Gerência de Desempenho;
  • Gerência de Tarefas;
  • Gerência de Segurança;
  • Gerência de Logs e Relatórios.

Tudo isso está disponível em uma plataforma unificada, que gerencia também outras linhas de produto da ZTE como Switches, DWDM, entre outros.

A ZTE desempenha um importante papel na comunidade internacional de telecomunicações, participando como membro ativo em mais de 50 organizações e fóruns internacionais de normalização. Além disso, detém a posição de co-presidente da ITU-T em dois grupos de trabalho e editor da ITU-T, incluindo as normas NGN, transmissão óptica de rede e segurança. A ZTE também é membro da 3GPP e editou três padrões 3G, envolvendo redes de acesso de rádio e de sistemas de terminais. A empresa é também membro do conselho do WiMAX Forum.

A ZTE tem estabelecido acordos de cooperação com lideranças estratégicas no segmento de telecomunicações, como a Portugal Telecom, France Telecom, Alcatel, Ericsson e Nortel. Também é parceiras de empresas líderes no segmento móvel, como a Hutchinson 3G, e em sistemas de transmissão óptica, como a Marconi.

A empresa possui um laboratório em conjunto com as empresas e instituições Texas Instruments, Intel, Agere Systems, HHNEC, IBM, Microsoft (China), Qualcomm, Huahong NEC e Tsinghua University, tendo estabelecido parcerias tecnológicas com projetos de pesquisa em 50 instituições acadêmicas em toda a China, principalmente em rede GPON.

Quer saber mais sobre a empresa e seus produtos para rede GPON, além da parceria com a Cianet?

cta_zte