Foco em inovação faz Cianet entrar, pelo quinto ano consecutivo, no ranking das PMEs que mais crescem no Brasil

Pelo quinto ano consecutivo, a Cianet, empresa que desenvolve produtos e tecnologia para operadores de TV e internet, aparece na lista organizada pela empresa de consultoria Deloitte em parceria com a revista Exame das 200 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que mais crescem no Brasil. A empresa, com sede em Florianópolis e que está no mercado há 21 anos, ocupa desta vez a 141º posição. A pesquisa levou em conta o desenvolvimento das empresas entre os anos 2012 e 2014. Nesse período, a Cianet cresceu 34,98%, com receita líquida que cresceu de R$ 17 milhões para R$ 23 milhões.

Esse ano, o tema escolhido para a pesquisa foram “as práticas adotadas pelas empresas e os demais fatores que foram determinantes para o processo de crescimento”. O levantamento dá destaque a quatro aspectos: foco em inovação, novos produtos e serviços, criação e otimização de processos e visão de médio e longo prazos. No caso da Cianet, o aspecto “foco em inovação” é o de maior destaque. Para o presidente da companhia, Ricardo May, investir em pesquisa e desenvolvimento é essencial para continuar crescendo: “hoje cerca de 17% do que entra nos caixas da empresa é destinado a P&D. Ao longo dos anos, temos trabalhado para desenvolver produtos e criar novas tecnologias, como é o caso do Kingrus, plataforma de IPTV (TV via protocolo de internet) com tecnologia totalmente nacional que permite a pequenas e médias operadoras oferecerem TV por assinatura”. Esta solução já é oferecida como serviço a provedores de internet de pequeno e médio porte de várias regiões do Brasil.

Destaque em novos serviços e gestão – O critério novos produtos e serviços também foi importante para a Cianet. Segundo a pesquisa, “a melhoria ou a criação de serviços ou produtos foram práticas adotadas por muitas das pequenas e médias empresas”. No mês passado, a empresa lançou novas funcionalidades da plataforma do IPTV, que permitem aos usuários recuperar programação perdida (TV on demand), uma biblioteca de vídeos e aplicativo para acesso ao YouTube direto pelo televisor. A criação e otimização de processos também foi importante. A empresa focou especialmente no investimento em pessoas. Em 2014, a empresa apostou na formação de equipes mais ágeis e multidisciplinares, o que diminuiu o tempo de resposta e aumentou a qualidade da entrega de demandas.

A visão de futuro também foi importante para manter a Cianet na lista das que mais cresceram nos últimos anos. Apesar do cenário econômico desfavorável, o mercado de telecom se manteve aquecido e a empresa conseguiu tirar proveito das oportunidades. Houve nos últimos anos o fortalecimento do setor de inteligência de mercado. A série de Roadshows Cianet in.loco, que começou no ano de 2015 com o objetivo de percorrer diversas cidades do Brasil levando treinamentos, também foi destaque. A iniciativa tem como objetivo entender melhor e mais de perto as necessidades de cada mercado. Para Ricardo May, oferecer serviços de qualidade sempre será um diferencial. “Estar pelo 5º ano consecutivo no ranking das empresas que mais crescem no país nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Investindo em pessoas e desenvolvendo produtos com foco na melhoria do desempenho dos nossos clientes”, destaca.

Fonte: ACATE