Cianet ganha prêmio na Futurecom por fornecimento de solução GPON

O crescimento constante das conexões à internet via fibra óptica, identificado pela Anatel no levantamento divulgado no começo desta semana e referente ao mês de agosto, contribuiu para o bom momento dos pequenos provedores de internet (ISPs) e os fornecedores de tecnologia para essas empresas. Os dados mostram que a fibra ganhou mais de 60 mil novos acessos no oitavo mês do ano e os ISPs cresceram mais uma vez, registrando 138,4 mil adições. O desempenho favorável deste segmento no cenário econômico fez com que a Cianet, que fornece soluções para este que já é o quarto maior grupo do mercado, recebesse o prêmio Parceiro GPON 2016 da ZTE.

A empresa chinesa é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de produtos para redes ópticas e há 30 anos projeta e fabrica equipamentos que são distribuídos pela Cianet, de Florianópolis, para clientes em várias partes do Brasil. A parceria existe desde 2014 e permite que os ISPs tenham acesso à tecnologia de ponta para profissionalizar as próprias redes. Investir em redes ópticas potencializa o crescimento dessas empresas, que podem promover a interiorização da banda larga no país, já que essa arquitetura é mais estável, confiável e robusta em relação à rede via rádio. Um levantamento recente da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abrint) mostra que as grandes operadoras fornecem conexões para apenas 5% do território brasileiro, e do total restante, 80% são mercados ideais para os provedores locais.

Além dos benefícios técnicos e das vantagens para as regiões onde a infraestrutura de internet não é adequada, a integração entre a Cianet e a ZTE é conveniente para o mercado brasileiro. “É importante para o país ter uma empresa reconhecida como parceira de uma das líderes mundiais. Hoje, 32% de todas as OLTs (Optical Line Terminals) do mundo foram desenvolvidas e produzidas pela ZTE”, diz Silvia Folster, CEO da Cianet. Além do Brasil, os produtos da multinacional são usados em 160 países e regiões — a empresa detém 24% do mercado de OLTs e ONUs (Optical Network Units) para redes GPON. A atuação nessa área é um dos carros-chefe da chinesa.

A premiação da Cianet aconteceu nessa terça-feira, durante a edição deste ano da Futurecom. Além de receber o prêmio, a catarinense lançou a nova linha de Switches com tecnologia ZTE. São três categorias de produtos desenvolvidos para atender as aplicações de núcleo (core), agregação e acesso ao cliente. Todos os produtos, desenvolvidos no exterior, permitem gerenciamento por meio de uma interface gráfica a partir do software NetNumen U31.

Fonte: ACATE