As empresas que querem se manter competitivas devem incluir o cliente no centro da estratégia. Independente do modelo de negócio e segmento de atuação, investir no relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso. Uma pesquisa recente feita pela CVA Solutions revelou a insatisfação dos consumidores de internet banda larga com suas operadoras. Cerca de 70% dos entrevistados mudariam de operadora. A estabilidade e velocidade de rede, agendamento de instalação e instabilidade do sinal são algumas das principais queixas feitas pelos clientes com relação à entrega do serviço de internet.
O dado revela uma oportunidade de expansão para os provedores de internet, já que os ISPs podem aproveitar o descuido de grandes operadoras e focar na experiência e relacionamento com o cliente para manter seus produtos ou serviços sempre atrativos, atendendo as necessidades desses consumidores descontentes. Temas como experiência e satisfação do usuário e sucesso do cliente têm sido abordados com frequência no meio, isso porque trabalhar para oferecer o melhor serviço e um atendimento de excelência pode garantir o diferencial competitivo dos ISPs de pequeno e médio porte.
No material educativo “Como melhorar a experiência do usuário a partir da pesquisa de satisfação” você vai descobrir como a experiência do usuário pode fazer com que as empresas aumentem o faturamento apenas investindo em satisfação do cliente.
A mudança de comportamento do consumidor, impulsionada pelo digital, transformou a jornada de compra por completo. Hoje em dia ela deixou de ser linear, o que torna ainda mais necessário que os provedores de internet se atentem ao relacionamento com o cliente com o objetivo de oferecer um atendimento notável, seja na interação por telefone ou em outros canais de atendimento, como redes sociais.
Relacionamento com o cliente: saiba como conquistar e fidelizar o consumidor ideal para seu provedor
Como já são vários os caminhos na jornada de compra do consumidor, o seu provedor precisa conseguir impactar de forma positiva seus clientes atuais e potenciais em todas as interações. A empresa que entregar a melhor experiência antes, durante e no pós-venda tem mais chances de conquistar o coração do cliente.
Uma alternativa viável para os ISPs conquistarem o cliente ideal seria investir em marketing digital. Assim, tanto gestores quanto profissionais podem focar em oferecer uma experiência de consumo única para conquistar cada vez mais consumidores e mantê-los fidelizados. Confira cinco motivos para utilizar o marketing digital na estratégia de negócio do seu provedor.
Com a adoção da estratégia, o relacionamento com o cliente torna-se muito mais personalizado e assertivo. Assim, a equipe de vendedores dos provedores pode passar a atuar de forma consultiva, compreendendo as necessidades dos clientes para sugerir produtos e serviços ideais e personalizados.
Sua base de clientes atual deve ser usada para que o seu provedor consiga compreender melhor seu público-alvo ideal para direcionar suas estratégias da forma correta e personalizar o atendimento.
- Avalie o perfil do seu cliente ideal;
- Descubra suas reais necessidades e dados pessoais;
- Verifique se a sua empresa está prestando um atendimento de qualidade em todas as etapas da jornada de compra;
- Personalize o atendimento para entregar o melhor item/produto ao seu público;
- Que atividades do atendimento ao cliente aumentam a fidelidade e quais não?
- Identifique se sua empresa está ajudando os clientes atuais a resolver eventuais problemas com rapidez e facilidade. Caso contrário, verifique os motivos das falhas no atendimento.
Resultados conquistados ao investir na melhoria do relacionamento com o cliente:
- Promover ações de melhorias direcionadas ao aumento da satisfação do cliente com seu produto/serviço;
- Conquistar novos consumidores a partir da satisfação de seus clientes atuais. Um cliente satisfeito tem mais chances de falar bem dos serviços e indicar sua empresa nas plataformas digitais, gerando uma propaganda espontânea para seu negócio;
- Oferecer pacotes promocionais e flexíveis sem aumentar os custos para o provedor;
- Desfrutar de todos os benefícios de uma cultura voltada para o sucesso do cliente;
- Entender sobre o mercado e o serviço ofertado, adequando a melhor experiência de acordo com o perfil do cliente ideal.
Quer saber mais sobre o tema? Confira no blog da Cianet o material “Como os provedores podem utilizar o marketing digital para identificar o cliente ideal”.