Inovação tecnológica como aliada de empresas provedoras de internet

Os dados divulgados no último Relatório Anual da Agência Nacional de TelecomunicaçõesANATEL revelaram que existem oportunidades de negócios para empresas provedoras de internet expandirem sua atuação no mercado. De acordo com o documento, 38% das cidades brasileiras ainda não têm conexão com a internet por fibra ótica. Nesses municípios vivem cerca de 15% da população, grande parte nas regiões Norte e Nordeste do País.

Em contrapartida, três estados brasileiros já estão totalmente “fibrados” desde dezembro de 2017: Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Atualmente, as empresas provedoras de internet são responsáveis pela expansão da banda larga no País, e atuam, principalmente, em regiões onde as grandes operadoras não chegam. No entanto, existe ainda um mercado inexplorado que os ISPs podem investir para ampliar o fornecimento dos serviços. Para isso, é importante estar à frente da concorrência e oferecer soluções de qualidade superiores para se manter competitivo no mercado.

Para acompanhar as principais transformações no mercado de ISPs nos próximos anos é de fundamental importância adotar novas tecnologias. Especialmente soluções que contribuem para o aumento da receita, otimização da rentabilidade da rede e melhoria na experiência dos usuários.

De acordo com pesquisa divulgada pela ANATEL, os principais motivos da insatisfação dos consumidores estão diretamente relacionados à qualidade na prestação do serviço de banda larga fixa. Na maioria dos casos, as avaliações negativas foram devido ao tempo de espera nas ligações telefônicas e à demora das operadoras em resolver as demandas dos clientes.

Por esse motivo, as inovações adotadas pelas empresas provedoras de internet devem estar associadas à melhoria do relacionamento com o consumidor, assim como na personalização dos serviços prestados e na interação com o público. Afinal, para se destacar em um mercado altamente competitivo não basta apenas manter a satisfação dos clientes, é preciso oferecer experiências diferenciadas nos mais variados canais de comunicação da empresa.

Saiba mais sobre inovação tecnológica aliada a empresas provedoras de internet no nosso podcast, o Provecast!

Tecnologias aliadas à gestão impulsionam o crescimento e competitividade de empresas provedoras de internet

Cerca de 29% dos domicílios brasileiros ainda não têm qualquer tipo de acesso à internet. O dado revela que há um cenário promissor com ótimas oportunidades de negócios para as empresas provedoras de internet. Apesar de ser alto o número de domicílios desatendidos, a competitividade no mercado de telecomunicações é maior a cada dia. É  por esse motivo, que os ISPs devem reconhecer as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas como aliadas para aproveitar as chances que aparecem.

Para se manterem competitivos frente à concorrência, os ISPs devem assegurar que a expansão da internet continue avançando, assim como a qualidade das conexões e da experiência do usuário. Para contribuir com as empresas provedoras de internet e garantir que elas acompanhem as mudanças influenciadas pela transformação digital, a Cianet por meio do ISP Next Lab — Laboratório de Inovação está desenvolvendo iniciativas focadas em promover novas tecnologias para o segmento.

A empresa referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de provedores regionais de internet está atuando em diferentes frentes e investindo no desenvolvimento de soluções inovadoras para esse mercado.  

Um desses produtos é o Chatbot para vendas e suporte aos clientes. A ferramenta utiliza inteligência artificial aplicada à provedores de internet para ajudar a entregar uma melhor experiência aos assinantes e promover aperfeiçoamento no desempenho da prestação dos serviços de telecomunicações. Ao utilizar esse recurso, as empresas provedoras de internet passam a disponibilizar aos assinantes um novo canal de atendimento online que proporciona maior agilidade no atendimento, além de permitir a redução de custos e aumento da produtividade para empresa.

Outro serviço que a Cianet passou a oferecer às empresas provedoras de internet é o Relatório de Dados. A ferramenta utiliza informações do mercado de Telecom para apoiar a tomada de decisão dos ISPs no momento de fazer a expansão de rede ou definir esforços estratégicos de venda. Neste relatório é possível ter acesso à uma análise de oportunidades por municípios. Assim, as empresas provedoras de internet conseguem traçar um plano de ação para estratégias comerciais efetivas e redução de ociosidade da sua rede.

Além das iniciativas apresentadas, a Cianet permanece estudando novas tecnologias para o mercado de provedores regionais de internet, como por exemplo a Internet das Coisas. Nos próximos anos, oferecer aplicações de IoT será cada vez mais comum na operação dos provedores para atender às novas demandas de objetos inteligentes e conectados.

Estas e outras tecnologias devem ser discutidas durante o encontro periódico ISP Next Summit, considerado uma das iniciativas promovidas pela Cianet para inspirar os provedores regionais a adotarem a mentalidade de inovação e convidá-los a criarem juntos o futuro do mercado de ISPs.

Quer participar do ISP Next Summit 2018? Clique aqui e garanta seu passaporte para a segunda edição do evento.  

trilha para provedores