Redes FTTx: Entenda onde utilizar um splitter desbalanceado na sua rede

O splitter desbalanceado é um importante equipamento utilizado em projetos de redes ópticas passivas (PON) com fibras de ponto multi-ponto indicado na instalação em condomínios, prédios, áreas industriais e residenciais. Assim, uma única fibra óptica serve a múltiplos locais. A utilização de splitters é ideal para atender múltiplos pontos utilizando uma única porta PON da OLT, sendo que os dois modelos mais recomendados nesses casos são os splitters balanceados e os desbalanceados.

Saiba quando utilizar os modelos de splitters balanceado e o desbalanceado.

O splitter desbalanceado, também conhecido como FBT (Fused Biconical Taper), possui apenas uma porta de entrada e limita-se a duas de saída. O equipamento é fabricado a partir da fusão de duas fibras independentes: os claddings das fibras são fundidos em uma pequena região para gerar transferência de energia por acoplamento (proximidade). É montado em um vidro ou substrato de quartzo, dentro de um tubo metálico. As características gerais desse material são:

  • Baixa polarização dependente por perda;
  • Alta estabilidade e confiabilidade;
  • Vários modelos de acoplamento.

Um splitter desbalanceado é um equipamento passivo não gerenciável. Esse dispositivo óptico gera uma perda não uniforme na intensidade do sinal que trafega por ele. Veja a ilustração abaixo para entender o papel deste equipamento para aplicações ponto-multiponto:

Splitter Desbalanceado: entenda onde utilizar o dispositivo óptico em Redes FTTx

Ao se trabalhar com splitter desbalanceado, há a oportunidade de atuar com uma topologia de barramento, na qual utiliza-se somente uma única fibra e com o auxílio do modelo desbalanceado se faz a divisão com uma baixa perda na rede. Assim, o restante da rede não é impactado de maneira brusca, sendo a perda mais alta localizada no ponto de derivação, que pode ser desde um único cliente ou um splitter balanceado atendendo mais clientes. Dessa forma, o provedor de internet pode entregar mais planos sem perda significativa.

Em projetos de redes ópticas passivas (PON) planejados de forma adequada, é viável utilizar um splitter desbalanceado para obter menos atenuação no cabo de fibra óptica, evitando efeito cascata nas caixas de emenda.

A vantagem do uso do splitter desbalanceado é a garantia que o dimensionamento seja adequado, podendo chegar próximo à distância máxima, referente à potência óptica do SFP conectado à porta PON da OLT.

Os splitters desbalanceados, dividem a potência de entrada de forma assimétrica nas saídas, sendo que a relação entre entrada e saída é de 1:2 e a divisão de potência entre as portas de saída ocorre em passos de 10% (60/40, 70/30, 80/20, 90/10) ou de 5% (65/35, 75/25, 85/15, 95/5), visando a atender ramos com atenuação diferenciada.

Confira as especificações detalhadas do splitter desbalanceado

O dispositivo ótico é considerado uma excelente opção a provedores que desejam promover a interiorização do acesso à banda larga, ampliando sua carteira de clientes em regiões remotas onde as grande operadoras não atuam. Afinal, trata-se de um equipamento indicado para ser utilizado em zonas rurais, por exemplo, onde a internet muitas vezes é incipiente. Nesse aspecto, é possível observar uma possibilidade real de faturamento das operadoras, com manutenção da qualidade dos sinais.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com nossos especialistas via atendimento digital.

Texto publicado originalmente em 6 de outubro de 2014.