Série “Banda larga fixa”: o que os consumidores esperam da experiência de rede?

A Ovum, empresa sediada em Londres, especializada em pesquisas de TI e Telecom, divulgou, no final de 2015, o estudo “The Broadband Experience Scorecard project”. A pesquisa analisou a banda larga fixa e os hábitos dos usuários em 30 países, incluindo o Brasil, além de ter pontuado um cenário para os próximos anos. A partir de hoje, iremos destrinchar esse estudo em alguns posts, em uma série denominada “Banda larga fixa”.

O que os usuários consideram quesitos de uma rede de banda larga fixa satisfatória?

Velocidade de 10Mbps ou acima

Os usuários dizem que a experiência de banda larga fixa com velocidades de 10Mbps ou acima é significativamente melhor que abaixo disso. Mesmo que outras questões impactem negativamente os usuários, um acesso adequado e confiável à banda larga fixa é essencial. O estudo mostrou que 40% dos entrevistados utilizam velocidades abaixo de 10Mbps, mesmo em países mais desenvolvidos, o que causa frustração no uso de aplicativos, vídeos e áudios.

Tempo de resposta de 3 segundos

Uma internet de banda larga fixa rápida e responsiva é o que os usuários esperam após anos de conexões discadas. Eles querem uma resposta quase que imediata dos aplicativos após o clique. Conteúdos em streaming são preferíveis a conteúdos que precisam ser baixados. Entre os usuários de streaming de música, 32% avaliam sua experiência como excelente quando a música começa a tocar instantaneamente, contra 18% dos usuários de download de música, mesmo que o download demore menos que um minuto.

Sem buffering

Vídeos de alta qualidade, principalmente HD, demandam uma boa banda larga fixa. Uma largura de banda insuficiente pode causar imagens ruins e entrecortadas. O buffering, que é o download do conteúdo em uma memória local, impacta dramaticamente a satisfação do usuário. Somente 40% dos usuários com velocidades entre 5Mbps e 10Mbps dizem estar satisfeitos com a qualidade das imagens.

Recursos aprimorados

Conteúdo atrativo e aplicativos fáceis de utilizar serão sempre elementos essenciais em um serviço de vídeo pela internet. A qualidade da imagem, no entanto, continua sendo a melhor maneira de melhorar a experiência do usuário de banda larga fixa. Quase 25% dos usuários que utilizam regularmente serviços de vídeo pela internet pontuaram que as imagens em HD melhoram significantemente suas experiências.

No geral, a conclusão é de que os usuários demandam uma banda larga fixa com altas velocidades.Quanto maior o QoE (Quality of Experience) da rede, maior a satisfação do usuário. Dos entrevistados que possuem serviços com velocidades abaixo de 10Mbps, 66% estão pelo menos considerando trocar de provedor nos próximos 12 meses. Já os consumidores que já possuem serviços com velocidades acima de 10Mbps dão valor a seus serviços, mas nunca desconsideram a busca por velocidades ainda maiores.

O seu provedor atende a essas expectativas? Conte-nos um pouco da sua experiência nos comentários abaixo!