Provedor regional, você sabia que as oportunidades do mercado vem crescendo a um ritmo acelerado? Com o isolamento social, os pequenos provedores ganharam mais de 3.5 milhões de novos acessos de janeiro a dezembro de 2020. As empresas que representam esse mercado somam 38% do mercado de internet fixa no país. A média de velocidade dos planos subiu quase 120% de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Segundo dados da Anatel, hoje temos 59% dos acessos de internet do Brasil acima de 34 Megas. Para continuar crescendo de forma consistente e se tornar competitivo, os provedores precisam de fornecedores especializados em novos e pequenos provedores de internet.
Além de equipamentos de qualidade, é fundamental que a empresa ofereça suporte avançado, informações sobre o setor, apoio para gestão e definição de estratégias para o crescimento. Com 25 anos de atuação, a Cianet possui todos esses requisitos, sendo o parceiro ideal para os provedores regionais brasileiros.
Diferenciais da Cianet para apoiar o provedor regional
Nós, da Cianet, somos especialistas em provedores regionais. Temos conhecimento aprofundado do setor e sabemos quais são suas necessidades e desafios, o que nos permite oferecer um atendimento ágil e de qualidade.
Apoiamos o desenvolvimento de soluções tecnológicas para fortalecer o mercado de provedores de internet, contribuindo para o aumento do acesso à banda larga de qualidade em todo o país — especialmente em cidades que estão distantes de grandes centros.
Nossa equipe de profissionais trabalha constantemente em pesquisas para aperfeiçoar e testar produtos e processos. Dessa forma, nossos clientes têm a certeza de estar adquirindo soluções sempre atualizadas. Confira abaixo os nossos principais diferenciais:
- Empresa consolidada com 27 anos de atuação;
- Equipe de suporte especializada;
- Atendimento digital;
- Expertise de mercado;
- Especialistas em pequenos provedores;
- Compras programadas;
- Apoio para gestão;
- Laboratório de inovação e inteligência de mercado;
- Atendimento personalizado.
Com nosso know-how apoiamos o provedor em momentos de expansão de serviços para que possa contar com equipamentos adequados para cada etapa de crescimento. Afinal, sabemos o quanto a inovação é importante para o crescimento sustentável do negócio.
Consultoria comercial, proximidade com o cliente e foco em inovação
Nosso foco não é apenas fechar vendas. Antes de mais nada, procuramos entender as necessidades do cliente para oferecer a solução ideal para ele. Assim, disponibilizamos todo o suporte necessário no momento da aquisição de equipamentos, seja para iniciar a oferta de serviços na área ou para expandir a rede já existente.
Para estar ainda mais próximo do provedor regional, temos nossa equipe de vendas regionalizada. Desta forma, oferecemos um atendimento mais focado, uma vez que cada região tem realidades e infraestruturas distintas. Outro destaque é o nosso portfólio composto apenas por produtos homologados, garantindo a segurança da rede de seus parceiros.
Caso exista qualquer dúvida o usuário tem à disposição o nosso atendimento digital. O usuário pode entrar em contato diretamente com o nosso time de especialistas, sem a necessidade de ligação telefônica, abrir e acompanhar chamados e avaliar o atendimento. Contamos com uma plataforma que está disponível 24 horas por dia.
Mas os benefícios não param por aí. Um passo importante para impulsionar ainda mais o mercado de provedores foi o lançamento de um programa de inovação. Uma das vertentes desse projeto é o Cianet Labs, laboratório em que novas soluções, como o Mobo Chabot para provedor regional, são pensadas colaborativamente. O ambiente é aberto para que os provedores compartilhem seus desafios e consigam, em conjunto com os especialistas, encontrar alternativas para crescer de forma sólida e sustentável.
Modelo de canal de revendas para o mercado de Telecom
Todos os dias quebramos paradigmas e criamos novos modelos. Dessa vez, nossas ações foram focadas em criar um novo modelo de canal de vendas. Com essa nova frente, conseguimos aumentar nosso faturamento em R$20 milhões no primeiro ano da operação e esse canal também impulsionou a venda direta em mais de 60%.
Mais de 50% do mercado de fibra óptica no Brasil vêm dos provedores regionais, de acordo com dados da Anatel. Com o crescimento do mercado e as projeções animadoras, surgiram muitas empresas de soluções para provedor regional. Além dos grandes players, houve uma explosão de distribuidores e revendedores regionais de diversas marcas. Já contávamos com a venda direta de forma estruturada, por meio da equipe de vendas atendendo em todo o país, mas queríamos expandir nosso negócio e continuarmos crescendo. Diante desse objetivo, surgiu a oportunidade de mudança.
Analisamos dados que indicavam que poderíamos aumentar nossa relevância no mercado, em regiões com pouca participação nas vendas, além de melhorar a divulgação da marca, impulsionando as vendas diretas em maior escala em outras regiões
Tivemos que adequar o nosso modelo de vendas para continuar crescendo. Criamos o “nosso” programa de canais, baseado nas diretrizes da empresa e de acordo com as nossas possibilidades e apresentamos o modelo com toda a transparência aos potenciais parceiros. Atuamos forte na capacitação dos parceiros, garantindo a experiência da marca Cianet.
Prêmio Top Marketing e Vendas pela ADVB
Nosso modelo é baseado na confiança, proximidade, e em transparências, e dessa forma construímos o modelo de canais cocriando com os nossos parceiros. A todo momento estávamos abertos a receber feedbacks e realizar melhorias que estavam ao nosso alcance.
Estruturamos uma pequena equipe com um consultor de vendas interno e um gerente de canais, ambos profissionais que já atuavam na empresa na área comercial e relacionamento e que foram convidados a fazer parte dessa nova operação de vendas.
Iniciamos as operações do novo canal em janeiro de 2019 e, em um ano, alcançamos marcas surpreendentes: R$20 milhões em vendas por meio dos canais, 115% acima do projetado e um crescimento de 60% nas vendas diretas nas regiões das revendas. Tais números resultaram na reconhecimento da Cianet pela ADVB, na premiação Top Marketing e Vendas, na categoria de Tecnologia: Quebrando Paradigmas na Modelagem de um Novo Canal de Vendas.
O canal de revendas funciona em paralelo às vendas diretas e Inside Sales, com diretrizes de preços transparentes e sem concorrência desleal. Os provedores de internet de pequeno porte passaram a comprar com as revendas regionais e os grandes provedores passaram a comprar diretamente da Cianet, o que elevou nosso ticket médio na venda direta em 37%.
Dessa forma, adequamos o modelo de negócio ao perfil do cliente e conseguimos levar nossos equipamentos a todas as regiões do país, corroborando com o nosso propósito de fazer o mundo fluir em rede.
Um dos maiores aprendizados desse projeto é que não existem regras ou cartilhas que devem ser seguidas à risca por todas as empresas. Devemos avaliar cada cenário e fazer as adaptações necessárias. Os recursos financeiros são facilitadores, mas não podem ser impeditivos para que possamos buscar soluções inovadoras e alcançar nossos objetivos.
Se você deseja ter mais detalhes sobre como podemos ajudar o seu provedor regional a crescer, recomendamos a leitura do artigo 5 motivos para seu provedor de internet ser parceiro de uma empresa reconhecida nacionalmente.
Caso tenha qualquer dúvida sobre os nossos produtos, kits ou serviços, entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores! Será um prazer apresentar nosso portfólio e contribuir para o seu crescimento no mercado de ISPs.