O mercado de ISPs está em plena expansão. Apesar da grande demanda por internet, a perspectiva de crescimento eleva ainda mais a competitividade no setor. Por esse motivo, os ISPs que buscam se diferenciar, devem apostar na qualidade dos serviços, suporte especializado e experiência do cliente.
De acordo com dados da Anatel, os provedores regionais estão impulsionando o crescimento da banda larga fixa. Nos últimos 12 meses, foi registrado um aumento de 2,43 milhões no número de assinantes de serviço de banda larga fixa. O fim da necessidade da licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) para pequenos provedores de Internet com até cinco mil acessos foi uma das iniciativas que favoreceu o ritmo acelerado de expansão.
Os provedores regionais foram responsáveis por mais de dois terços do aumento da banda larga fixa no país. O número de contratos saltou de 3,05 milhões, em fevereiro de 2017, para 4,67 milhões — alta de 53,19%. Fator que torna os ISPs a quarta maior empresa de telecomunicações brasileira, em comparativo realizado pela ABRINT (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações).
Até o final de 2018, a projeção da Anatel é de que os provedores regionais alcancem a terceira maior fatia do mercado brasileiro de banda larga, alavancando uma curva de crescimento maior do que a das operadoras de Telecomunicações.
Diante desse cenário, como se diferenciar frente à concorrência para conseguir se destacar no mercado de ISPs? Continue a leitura do artigo para conferir algumas dicas que listamos para auxiliar os provedores a aproveitarem esse cenário positivo.
Mercado de ISPs: como se diferenciar em um setor em plena expansão e elevada concorrência
Para se destacar dentro do segmento de atuação, os provedores regionais devem adotar algumas medidas importantes. Confira a seguir como seu ISP pode se diferenciar em um setor em plena expansão e elevada concorrência.
Expansão da rede para ampliação da carteira de clientes
Apesar da grande demanda por internet, as grandes operadoras ainda detêm uma boa fatia do mercado. No entanto, uma significativa parcela da população ainda não possui qualquer tipo de acesso à internet e, segundo a Anatel, 38% das cidades brasileiras não possuem conexão via fibra óptica. Os dados revelam que ainda há espaço para os ISPs expandirem sua atuação.
Para se manterem competitivos e aproveitar as oportunidades no mercado para os próximos anos, os provedores regionais terão que oferecer as melhores soluções aos clientes, sempre dosando o aumento da receita e da rentabilidade com a boa experiência do usuário. Nesse sentido, investir na expansão de redes para atuar em novas regiões é uma das alternativas adotadas por provedores regionais que buscam ampliar a carteira de clientes.
Investimento em infraestrutura de qualidade
Investir em uma boa infraestrutura de rede é essencial para garantir a oferta de internet com qualidade em regiões onde as grandes operadoras não atuam. Portanto, para se manterem competitivos frente à concorrência, os ISPs devem assegurar que a expansão da internet continue avançando, assim como a qualidade das conexões e da experiência do usuário.
Nesse sentido, apostar em uma infraestrutura de qualidade para ampliar a adoção da fibra óptica, possibilita que os provedores ofereçam uma banda larga de melhor qualidade. Além disso, esse tipo de tecnologia ainda permite maior economia e eficiência na instalação. Dessa forma, passa a ser viável oferecer uma conexão de internet rápida, sem interferências e com baixa latência.
Acesse o conteúdo exclusivo sobre o tema e esteja preparado para expandir no seu mercado de atuação: Projeto de Redes para Provedores – o que você precisa saber.
Atendimento omnichannel e personalizado
O atendimento é considerado um dos principais diferenciais de um serviço de banda larga de qualidade. Por isso, para se destacar no mercado de ISPs, as empresas precisam investir não apenas na melhoria da oferta de produtos e serviços, mas também na modernização dos processos internos para ganho de eficiência operacional e melhoria da experiência dos assinantes.
O chatbot — tecnologia que promove uma interação automatizada para simular conversa humana em um chat, é uma das tecnologias que estão sendo adotadas por provedores para modernizar e personalizar os atendimentos aos clientes.
Por meio da inteligência artificial, esses robôs de atendimento conseguem oferecer uma melhor experiência aos assinantes, pois estão ligados 24 horas por dia, durante sete dias por semana. Ao utilizar esse recurso, os ISPs proporcionam mais agilidade ao tratamento das dúvidas e problemas dos usuários nos mais diversos canais de comunicação. Ao mesmo tempo, reduzem os custos de suas operações e aprimoram a produtividade das equipes.
Gestão inovadora para provedores regionais
Um dos maiores desafios que impede os provedores de crescer é a falta de profissionalização. Diante dessa realidade, promover uma gestão inovadora e o desenvolvimento sustentável dos negócios possibilita que os ISPs se mantenham competitivos em um mercado concorrido e dinâmico.
Para aproveitar as oportunidades de negócios que se apresentam, os provedores precisam se reinventar, repensar os processos internos e, sobretudo, profissionalizar a gestão.
Continue acompanhando os conteúdos exclusivos para provedores regionais no blog da Cianet e saiba como aproveitar as novas oportunidades de negócios no mercado de telecomunicações.