Como o provedor pode promover melhor os seus serviços de internet e atingir mais pessoas?

As empresas de telefonia e serviços de internet encabeçam a lista de reclamações do Procon-SP. As principais contestações são referentes a cobranças indevidas, problemas na instalação, não cumprimento da oferta e rescisão de contrato. Já a pesquisa de satisfação e qualidade percebida divulgada pela Anatel com base em mais de 150 mil entrevistas telefônicas apontou que consumidores de banda larga fixa são os clientes mais insatisfeitos com o serviço oferecido. Os principais motivos dessas avaliações negativas estão ligados ao tempo de espera nas ligações telefônicas e a demora das operadoras em resolver as demandas dos clientes.

Diante desse contexto, como as prestadoras de serviços de internet podem oferecer um produto e atendimento de qualidade para aumentar as vendas, atingir mais pessoas e melhorar a percepção de qualidade da base de clientes existentes? Uma resposta clara para essa pergunta é: entender o seu público. É fundamental saber o que ele deseja, com que qualidade e quanto pretende pagar por isso. Afinal, identificar as demandas e saber ouvir os clientes é essencial para superar os desafios de um provedor.

Confira abaixo 5 dicas para melhorar a percepção dos serviços de internet oferecidos e atingir mais pessoas

Encontre o seu público alvo

Você sabe quem é o seu cliente ideal? É alguém que abriu uma reclamação contra uma grande operadora e pretende migrar para um provedor menor? É um empresário? Ou um jovem que precisa de internet de alta velocidade para jogar online com os amigos? Ao responder a essas perguntas e desenhar o seu público alvo, a sua empresa conseguirá criar estratégias de marketing direcionadas para atingir as pessoas certas e, assim, ampliar as chances de fechar uma venda.

Invista em marketing de conteúdo

Uma vez mapeado o seu público alvo, você pode criar estratégias de marketing de conteúdo para atrair o seu cliente ideal. Se a sua empresa ainda não sabe do que trata essa tática, é simples: o marketing de conteúdo tem a premissa de oferecer informação de relevância e qualidade para captar novos clientes, fidelizar os já existentes e criar uma imagem positiva de sua empresa. Os assuntos podem ir desde qual velocidade é indicada para cada tipo de usuário, passo a passo para resolver pequenos problemas técnicos ou explicar como é feita a instalação dos serviços de internet, por exemplo. Esse conteúdo pode ser distribuído em sites ou blogs, e-mail marketing e redes sociais.

Outro ponto importante a ser destacado é que, ao investir em marketing de conteúdo para melhor vender os serviços de internet, ocorre um maior engajamento da marca no mercado. Isso corrobora para melhorar a percepção de qualidade do serviço oferecido, além de tornar os clientes promotores do negócio. Mas como isso é possível? Um  coisa é consequência da outra: ao melhorar a percepção da qualidade para o cliente, ele pode divulgar para os seus amigos nas redes sociais e também avaliar positivamente na página do Facebook, por exemplo.

Se relacionar é preciso

No início do texto falamos sobre a insatisfação dos clientes em relação às ligações telefônicas das operadoras. Assim, se sua empresa conta com vários canais de comunicação, treine sua equipe de colaboradores para que o atendimento seja o melhor possível. Uma boa prática é criar uma sessão de perguntas frequentes em seu site para que os clientes consigam resolver os problemas básicos sozinhos e, assim, reduza o número de ligações. Além disso, saber ouvir é um grande segredo para quem trabalha com venda de serviços de internet. Muitas vezes, os clientes tiveram experiências ruins com outra empresa e não querem que elas se repitam. Ouça.

Escolha os canais de comunicação corretos

Já falamos sobre o público alvo, produção de conteúdo de qualidade e relacionamento. Se essas informações despertaram o desejo de criar vários canais de comunicação, calma aí. As redes sociais podem contribuir para melhorar a percepção de qualidade da marca, mas é necessário criar perfil apenas naquelas que estão relacionadas ao seu negócio. Afinal, não basta apenas espalhar conteúdo e abrir perfis por aí. É preciso se relacionar, e fazê-lo com qualidade.

Escolher os canais de venda corretos

Antes da internet, existiam basicamente dois tipos de canais de vendas: os diretos e os indiretos. No entanto, com o avanço do e-commerce e o alcance das redes sociais, esses pontos foram expandidos. Assim, escolher o melhor canal de vendas para o seu negócio depende do produto e do seu cliente ideal. É com essas informações que as estratégias de marketing poderão ser planejadas para cada lugar onde o produto é exposto. Mas como amplificar esses canais e preparar o time de vendedores? Alocando uma equipe interna? Investindo na formação de um bom time vendedor ou trabalhando com representantes externos? Talvez a resposta para essas perguntas seja “investir em tecnologia”. O mercado já conta com aplicativos e ferramentas capazes de aumentar o time de vendas do seu provedor sem gastar com novas contratações, além de possibilitar o acesso a informações sobre o mercado de atuação de sua organização, de forma que as vendas sejam mais assertivas e ligadas aos indicadores de desempenho.

E você, tem outra dica para atingir mais pessoas e vender os seus serviços de internet? Escreva nos comentários abaixo e venha participar da conversa!